Prof.
Felismar Manoel (1)
I
Parte - 1 de 4
Revisão em julho de
2012
Palavras Iniciais
Caros alunos! Neste
módulo nós iremos desenvolver nossas reflexões sobre alguns temas
de Contextos Socioantropológicos. Estes temas se referem a
diferentes situações que envolvem o nosso dia a dia, portanto,
experimentados por nós profissionais da saúde e por nossos clientes
procedentes da população.
A população é
formada de pessoas portadoras de diferentes valores culturais,
vivendo em comunidades sociais que compõem nossa sociedade,
sustentando certas filosofias de vida e alguns aspectos de psicologia
pessoal. Esta disciplina de Contextos Socioantropológicos dá conta
de refletir sobre estes aspectos e de alguns outros temas de
conhecimento geral que nos envolve.
Por sermos todos
adultos, trabalharemos com a hipótese, de que todos nós somos
portadores de saberes diferentes uns dos outros, sendo os nossos
encontros intersubjetivos. Sabemos que enquanto seres humanos, somos
todos iguais em direitos e deveres, mas somos indivíduos únicos,
singulares, todos diferentes entre sí, cada um com sua
subjetividade.
Nas salas de aulas
vamos estabelecer as diferenças de papéis entre professor e
alunos. O papel do professor será facilitar o processo de
ensino-aprendizagem, apontando temas e material para estudos,
levando-os ao questionamento, provocando reflexões, para que vocês
aprendam a aprender, apreendam e sintetizem os conteúdos temáticos
e se apropriem do novo conhecimento, tornando-os propriedades de
vocês; o papel do aluno será assumir a condição de sujeito do
novo conhecimento, principal ator nos cenários do
ensino-aprendizagem ao desempenhar suas tarefas. Tudo acontecerá de
modo processual, através de fases que se sucedem.
Conhecimentos do senso
comum e
conhecimentos
técnico-científicos
Temos dois tipos de
conhecimentos básicos: o saber do senso comum e o saber
técnico-científico. O saber do senso comum é este conhecimento
comum do meio social em que vivemos, e o saber do conhecimento
técnico-científico se relaciona com a nova área de conhecimento
acadêmico que estamos buscando nas profissões que escolhemos e
formará um vocabulário técnico específico. Ainda que esse
vocabulário pareça difícil no inicio, ele é necessário, porque
cada termo técnico traduz ideia precisa sobre determinados assuntos.
Para facilitar a vocês,
teremos no inicio de cada bloco de reflexões, o vocabulário técnico
usado na compreensão dos textos abordados, de modo progressivo.
No fim de cada bloco
textual, apresentaremos alguns questionários, que ao serem
resolvidos, ajudam a fixar os conhecimentos discutidos. Indicaremos
também, algumas fontes de literatura especializada, onde vocês
poderão aprofundar os temas abordados.
1.0 - Natureza e
Cultura
É comum nos ambientes
de senso comum, nós ouvirmos falar em "natureza biológica",
"natureza cultural", "natureza espiritual" e
coisas semelhantes. Aqui quando empregamos a palavra NATUREZA,
estamos querendo falar da obra criada pelo Autor da Vida, e quando
empregamos a palavra CULTURA, estamos nos referindo a tudo aquilo que
é produção humana.
Neste bloco temático,
iremos refletir sobre alguns tópicos relacionados com as profissões
de saúde, que nós precisamos tê-los sobre o nosso domínio de
conhecimento.
Vocabulário Técnico
Autor da Vida = Deus, o
Criador de tudo, o Principio Principiante…
Cérebro reptiliano = O
bloco neurológico mais antigo, existente desde os répteis, também
chamado de arquicórtex ou arquipálio.
Cérebro páleo-mamífero
= (o mesmo que paleocórtex) = Diz-se do bloco neurológico
intermediário, mais no centro da caixa craneana existente desde os
mamíferos, chamado também de paleoopálio.
Cérebro Humano = O
mesmo que Neocórtex, ou neopálio.
Engramas neuronais =
Conjunto de sinápses entre diversos neurônios tornando uma unidade
responsável por gerenciar um comportamento específico do animal.
Estímulos aferentes =
Fala-se dos estímulos conduzidos pelos neurônios, que se originam
da periferia do corpo e se dirigem para o cérebro.
Estímulos eferentes =É
o oposto do estímulo aferente, pois este estímulo parte do cérebro
com respostas para as partes do corpo.
Filo dos vertebrados =
Dentro da taxonomia animal, engloba os animais que têm vértebras
ósseas, que vai do peixe ao humano.
Hominidas = Entre os
primatas, a sequência de animais que existiram após os macacos e
antes dos humanos, dos quais existem vários fósseis.
Homo habilis =
Hominida bípede que possuia habilidades para pintar e fabricar
ferramentas.
Homo erectus = Hominida
bípede de porte perfeitamente ereto.
Homo sapiens = Hominida
bípede com capacidade de raciocínio lógico.
Homo sapiens sapiens =
Hominida bípede com racionalidade e consciência de si mesmo – com
capacidade de autorreflexão, cultivo de ideais altruistas e
sentimentos elevados.
Hominização do
cérebro = Processo de expansão das áreas corticais do cérebro,
que se deu na fase dos hominidas e que é patrimônio comum dos
humanos.
Inteligência concreta
= Capacidade dos animais, a partir de certos mamíferos, de
desenvolverem habilidades para resolverem seus problemas
existenciais concretos.
Inteligências
abstratas = Capacidade , principalmente dos humanos, de utilizarem
informações retidas na memória, e empregá-las para resolver
problemas em benefício próprio.
Instintos animais =
Componente da programação biológica existente nos animais que os
impelem para ações que afirmam a sobrevivência.
Neocórtex = Bloco
neurológico mais recente, comum aos primatas, que comanda as
funções superiores
Otimização funcional
= Estado funcional ótimo, de um órgão, de um segmento corporal, ou
do próprio individuo.
Plasticidade neural =
Capacidade do sistema neurológico de se modificar, em respostas a
estímulos recebidos.
Programação biológica
= Refere-se a recursos existentes na natureza dos animais que
permitem que eles manifestem reações favoráveis à vida.
Pulsões instintivas =
Refere-se às manifestações dos instintos animais nos humanos.
Pulsões intelectuais =
Manifestações secundárias às pulsões instintivas e que
favorecem no ser humano a inclinação para diversas atividades
superiores.
Quadrúpedes =
Mamíferos que utilizam as quatro patas com funções
predominantemente ambulatórias.
Quadrúmanos =
Mamíferos que utilizam as quatro patas, além das funções
ambulatórias, também para fixar e selecionar alimentos e para
ludicidade.
Reflexos primitivos =
Componentes da programação biológica que podem ser estimulados
pelo meio para atender a necessidades dos instintos.
Sinápses neuronais =
Espécies de comunicações que ocorrem entre neurônios sem que
eles se toquem físicamente.
Sistema Reticular =
Sistema funcional neurológico, relacionado com o cérebro
reptiliano.
Sistema Límbico =
Sistema funcional neurológico, relacionado com o cérebro
páleo-mamífero.
Sistema
agregado-conexionista = Sistema funcional neurológico, relacionado
com o neocórtex.
Taxonomia animal =
Divisão da biologia que se dedica à classificação dos animais.
Tônus neural e
muscular = Certo estado de tensão (alerta) que permite respostas aos
estímulos recebidos, tanto pelo sistema neurológico, como pelo
sistema muscular.
1.1 - Programação
Biológica - Instintos Animais, Estímulos Neurológicos e
Plasticidade Neural.
Existem várias teorias
explicativas para o fenômeno da vida de um modo geral e para a vida
humana em particular. Não vamos discutir teorias, vamos focar apenas
alguns aspectos científicos relacionados com a nossa vida de seres
humanos.
Para entender a vida
humana necessitamos de abordar a vida animal.
Taxonomia Animal -
Os estudos de biologia apresentam uma divisão chamada Taxonomia
animal, que se dedica a classificação dos seres animais. Através
da Taxonomia a classificação dos humanos fica assim:
Reino animal (somos
todos animais) => Filo dos vertebrados (todos temos as vértebras
ósseas)=> Classe dos mamíferos (somos todos uberinos)=> Ordem
dos primatas (pertencemos a ordem dos primatas)=> Família dos
hominidas (foi na fase dos hominidas que conseguimos a expansão do
nosso cérebro) => Gênero dos humanos (constituimos a humanidade
do planeta terra com capacidade racional)=> Espécie Homo sapiens
sapiens - os que tem consciência de que sabem (temos capacidade de
autorreflexão).
Nesta caminhada do
desenvolvimento, o sistema neurológico que possuímos foi se
constituindo, incorporando em cada etapa mecanismos mais complexos,
aumentando nossas possibilidades até chegar à nossa fase atual de
capacidades. O sistema neurológico tem a função principal de
adaptar o animal ao seu meio, tanto interno quanto externo, para
garantir a sua sobrevivência.
Programação Biológica
- O Autor da Vida dotou cada ser vivo animal de uma
programação biológica, para garantir o desempenho da sua
sobrevivência. Este programa biológico é composto de diversos
recursos, incluindo os instintos animais e seus reflexos primitivos,
que são fundamentais para garantir a sobrevivência do animal, para
melhorar sua adaptação aos meios interno e externo, bem como, para
estimular a melhora do seu desempenho.
Filo dos Vertebrados -
Para nós que pertencemos ao filo dos vertebrados, tudo começa com
os animais mais simples, os peixes, passando pelos anfíbios e
chegando aos répteis. O bloco mais primitivo do sistema
neurológico, é chamado de cérebro reptiliano (ou arquicórtex),
sendo responsável pelo funcionamento dos mecanismos de
sobrevivência.
O sistema funcional
deste bloco é chamado de sistema reticular e tem funções
ativadoras e inibidoras do tõnus muscular e neurológico, do
controle do cíclo vigília-sono e das pulsões primárias da
agressividade, do cio animal, e outros. Esta estrutura neurológica é
própria dos peixes, dos anfíbios e dos répteis, mas permanece
compondo o cérebro dos mamíferos e do primatas.
Estes três grupos de
animais da terra, tiveram papel importante no desenvolvimento
estrutural do sistema neurológico.
Movidos pelas
necessidades de sobrevivência e em consequência dos instintos e
reflexos primitivos da programação biológica, eles produziram os
movimentos corporais quando procuravam a comida, quando corriam para
fugirem dos predadores e quando procuravam o acasalamento.
Esses movimentos
corporais ativaram e ainda ativam, estruturas neurais existentes nos
nossos corpos animais, produzindo estímulos neurológicos.
Os estímulos
neurológicos que partem da periferia do corpo, são denominados de
estímulos aferentes, quando se dirigem para o interior do cérebro,
produzindo melhoras no funcionamento cerebral, em consequência do
desencadeamento de um processo chamado plasticidade neural, que
também faz parte da programação biológica dos animais.
O processo de
plasticidade neural acontece em todos os animais que tem sistema
neurológico, incluindo o ser humano. É através do processo de
plasticidade neural que ocorre mudanças e transformações no
sistema neurológico, possibilitando também melhorias nos
comportamentos, aprendizagens e adaptações na vida do animal.
De um modo mais
grosseiro de observação, o processo de plasticidade neural acontece
através de sete fases principais:
I – As funções e
comportamentos do animal produzem movimentos corporais (mesmo na área
cerebral, como pensar, desejar, orar, etc);
II – Estímulos
aferentes são produzidos em consequência dos movimentos e se
dirigem para a área neurológica que os controlam;
III – As áreas
neurológicas que recebem os estímulos aferentes melhoram sua
irrigação sanguínea local;
IV – Havendo melhor
aporte sanguíneo, as comunicações entre os neurônios (sinapses)
acontecem com maior rapidez;
V – As sinápses
acontecendo mais rápidas, possibilitam a otimização das funções
corporais do animal "gerenciadas" por aquelas áreas;
VI – Se houver
continuidade estimuladora dos movimentos já otimizados, haverá
aumento do número de sinápses em seu sistema de controle, em
consequência de brotamentos axoniais;
VII – O aumento do
número de sinápses neuronais possibilitará o surgimento de novas
habilidades nos animais.
A estimulação da
plasticidade neural continuada, possibilita que os animais melhorem
suas performances, se adaptem aos meios internos e externos, com
possibilidades de alterações morfológicas e motoras corporais.
1.2 – Surgimento das
Inteligências Concreta, Abstrata e da Capacidade de Simbolização.
Depois dos répteis
surgiram na terra as aves e os mamíferos. Aqui não vamos fazer
reflexões sobre as aves e sim sobre os mamíferos.
Entre os diversos
mamíferos existem os quadrúpedes (os que tem quatro patas com
funções ambulatórias) e os mamíferos quadrúmanos (os que tem
quatro patas com funções ambulatórias, fixadoras e seletivas).
Os mamíferos além de
possuirem o primeiro bloco neurológico (cérebro reptiliano),
possuem também um segundo bloco neurológico, sobreposto ao
primeiro, denominado este segundo de cérebro páleo-mamífero.
O sistema funcional do
cérebro páleo-mamífero é denominado sistema límbico e
possibilita aos mamíferos desenvolver novas habilidades
comportamentais, como a afetividade, a socialidade, a gregariedade,
a territorialidade, a proteção da prole, a memória de longo prazo,
a inteligência concreta.
Os mamíferos começaram
a desenvolver elementos de inteligência para resolverem problemas
imediatos do aqui-e-agora de onde vivem. Entretanto, esta
demonstração de inteligência concreta não constitui uma cultura,
porque eles não conseguem ensinar tais habilidades aprendidas aos
seus filhotes.
Depois dos mamíferos
surgiram os primatas. Entre os primatas nós incluímos como
principais os macacos, os hominidas e os humanos.
Os primatas também
possuem o primeiro bloco neurológico (cérebro reptiliano) como os
peixes, anfíbios e répteis; possuem o segundo bloco neurológico
(cérebro páleo-mamífero, ou paleocórtex) como os mamíferos; e
desenvolveram o terceiro bloco neurológico denominado neocórtex (ou
cérebro humano), que é próprio dos primatas e fundamental para os
humanos.
O sistema funcional do
neocórtex é conhecido como sistema agregado conexionista, pois o
neocórtex trabalha de modo associado com as demais estruturas do
sistema neurológico.
O primata mais simples,
o macaco tem um cérebro pesando em torno de 500 gramas, enquanto um
cérebro humano pesa cerca de 1500 gramas.
A expansão das áreas
cerebrais dos primatas para esse aumento de peso, se deu por ocasião
dos hominidas. Essa fase do aumento do cérebro é conhecida como
hominização do cérebro, tendo ocorrido gradativamente, na
sequência de hominidas que surgiram e depois desapareceram e ficou
como herança para os humanos.
Existiram vários tipos
de hominidas, mas nos
interessam principalmente quatro tipos deles, pela colaboração
evolutiva que eles representam para a nossa humanidade:
A– Homo habilis, de
porte ainda meio curvado, mas já com habilidades manuais para
fabricar artefatos de uso pessoal, com inteligência abstrata e
capacidade de simbolização, … ;
B – Homo erectus, de
porte ereto, já com habilidades para construir moradias, agricultura
rudimentar, estratégias de segurança e mecanismos de defesa, … ;
C – Homo sapiens,
desenvolvimento de ações lógicas e estratégicas, raciocínio,
linguagem, cultura, … ;
D - Homo sapiens
sapiens, capacidade de autorreflexão, cultivo de ideais altruistas e
sentimentos nobres, … .
Durante essa transição
surgiu a expansão das áreas cerebrais (hominização do cérebro)
do gênero humano e da nossa espécie, Homo sapiens sapiens.
O Homo sapiens sapiens
, também chamado de “Homem de Cro-Magnon”, é o ancestral de
nossa origem biológica.
Do ponto de vista da
taxonomia, nós somos do reino animal, do filo dos vertebrados,
da classe dos mamíferos, da ordem dos primatas, da família dos
hominidas, do gênero humano e da espécie homo sapiens sapiens.
As pulsões animais em
nós, que fazem parte da programação biológica, dão lugar às
pulsões intelectuais diversas, podendo gerar habilidades e ações
positivas que contribuem para a nossa saúde mental e emocional, ou
para ações negativas que interferem em nossa saúde mental e
emocional, já que os humanos adquiriram a dimensão de seres morais,
capazes de fazerem escolhas entre o bem e o mal.
1.3 – Trabalho,
Linguagem, Hominização do Cérebro e Criação das Culturas.
É na FAMILIA DOS
HOMINIDAS que se percebe a grande transformação e aumento na
parte do neocórtex , conhecida como HOMINIZAÇÃO DO CÉREBRO. Ela
se deu em decorrência da capacidade de simbolização e inteligência
abstrata por eles adquirida, que deu chance de usar os movimentos
manuais ao mesmo tempo que se pensava objetivamente no que se estava
fazendo, ou para desenhar alguma figura, ou para aquisição de
algo desejado, ou mesmo para se produzir algum artefato que servisse
como ferramenta, servindo essas atividades para aperfeiçoar o
desenvolvimento das funções cerebrais.
Embora os estudos
acadêmicos citem vários tipos de hominidas, vamos aqui refletir um
pouco mais apenas sobre quatro grupos, aos quais se atribuem ações
mais significativas para o desenvolvimento cerebral.
Principais hominidas -
São eles conhecidos como , Homo habilis – com habilidade para
usar as mãos e o pensamento simultâneamente na pintura das
cavernas, ou na confecção de instrumentos de uso pessoal, como
ferramentas de corte, martelos, etc; Homo erectus - de porte ereto,
em bipedismo normal, com capacidade de vida organizada em familia,
facilitando a proteção do grupo e uma mais facil sobrevivência;
Homo sapiens – com capacidade para o raciocínio lógico das
operações formais, o simbolismo e a linguagem fonética articulada;
Homo sapiens sapiens – com capacidade para a autorreflexão,
cultivo de ideais altruistas e sentimentos transcendentes.
É interessante notar
que na fase dos hominidas houve um somatório das aquisições da
inteligência abstrata, na capacidade de simbolização, na produção
do trabalho manual, na aquisição da linguagem fonética articulada
e na criação das culturas. É nessa fase que se encontra a criação
do GÊNERO HUMANO , onde se enquadra a especie atual humana, como
ser moral. capaz de fazer escolhas entre o bem e o mal, entidade
espiritual com capacidade de autorreflexão, cultivo do altruismo, da
transcendência e criador das culturas, qualidades que muito nos
diferencia dos outros animais.
O sistema neurológico
é pois uma realidade orgânica concreta, portador de todas as
potencialidades genéticas herdadas e capaz de responder a estímulos
do meio ambiente, para uma boa adaptação do animal ao meio.
O individuo vai formar
a sua mente e o seu aparelho psíquico, mediante a sua história de
vida sociocultural e as influências ambientais, utilizando o sistema
neurológico orgânico potencial como substrato.
É no sistema
neurológico orgânico que existem as multiplicidades de neurônios
(em torno de um bilhão), formando sinápses responsáveis pela
variedade de comportamentos que o indivíduo apresentará na sua
trajetória de vida.
Engramas Neuronais -
Sabe-se hoje, que todo comportamento e experiência de qualquer
indivíduo, ocorre devido a uma configuração de várias sinápses
neuronais (engramas neuronais), conduzindo à ideia de que, a mente
humana resulta de um padrão “encarnado” de sinápses neuronais
localizadas em determinadas áreas do cérebro, mas que agem formando
sinápses com diferentes outras áreas.
Todas essas adaptações
e transformações morfológicas motoras, desenvolvimento do sistema
neurológico e outros recursos que encontramos nos seres humanos,
surgiram em decorrência das possibilidades que o Autor da
Vida nos proporcionou, através da plasticidade neural presente na
estrutura animal, processo ainda disponível para o nosso progresso
adaptativo e de desenvolvimento, principalmente de nossas capacidades
cognitivas, de aperfeiçoamento e de aprendizagem geral e escolar
atual.
A Ciéncia da
Psicomotricidade afirma que todas as experiências vivenciadas
pelos animais em seu passado evolutivo, deixam esquemas neurais
armazenados nas estruturas neurológicas, constituindo uma memória
corporal filogenética, que poderá emergir na vida dos seres
humanos em formas de interferências, quando de algumas
intercorrências de enfermidades, ou de desequilíbrios psíquicos.
Questionário – Para
fixar o conhecimento, consulte o texto acima e responda as questões
que seguem:
- O que significa os termos “taxonomia animal”?
- Qual é a característica do “filo dos vertebrados”?
- Quais os principais tipos de hominidas que você teve conhecimento?
- Como se denomina a expansão do cérebro, ocorrida na fase dos hominidas?
- O que significa os termos “programação biológica”?
- O que quer dizer “instintos animais”? E “reflexos primitivos”?
- O que é o cérebro reptiliano?
- O que são os estímulos aferentes? E os estímulos eferentes?
- O que se quer dizer, quando se afirma que algo acontece através de fases?
- O que significa “plasticidade neural”?
Bibliografia
Recomendada:
ARANHA E MARTINS ,
Filosofando – Introdução à Filosofia, Aranha e Martins, São
Paulo: Editora Moderna;
FONSECA, Vitor,
Psicomotricidade- Filogênese, Ontogênese e Retrogênese, Rio de
Janeiro. Wak Editora;
HALL, Edward T., A
Dimensão Oculta, Portugal: Relógio D’Água Editores;
SANVITO, Wilson, O
Cérebro e Suas Vertentes, São Paulo: Editora Roca.
===> Continua
em II Parte - 2 de 4
------------------------------------------------------------------------------------------------------
(1) Fisioterapeuta -
IBMR; Mestre em Motricidade Humana - UCB/Capes; Professor Mestre
Adjunto I da UNIGRANRIO; Doutor em Filosofia da Religião -
SETESA/Não Capes; Formação em Psicanálise Clínica - SFPC;
Formação em Psicomotricidade Sistêmica - CEC; Formador-Didata em
Terapia Psicomotora Analítico-Clínica - TEPAC do CEBRASC;
Especialista em Educação - IBMR; Bacharel em Filosofia - SETESA;
Bacharel em Teologia - SETESA; Bispo Primaz do Catolicismo Apostólico
Salomonita - CAS/ICAI-TS(1902-2010).
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