sábado, 28 de julho de 2012

Contextos Socioantropológicos - Módulo para Estudos


Prof. Felismar Manoel (1)

I Parte - 1 de 4


Revisão em julho de 2012

Palavras Iniciais

Caros alunos! Neste módulo nós iremos desenvolver nossas reflexões sobre alguns temas de Contextos Socioantropológicos. Estes temas se referem a diferentes situações que envolvem o nosso dia a dia, portanto, experimentados por nós profissionais da saúde e por nossos clientes procedentes da população.
A população é formada de pessoas portadoras de diferentes valores culturais, vivendo em comunidades sociais que compõem nossa sociedade, sustentando certas filosofias de vida e alguns aspectos de psicologia pessoal. Esta disciplina de Contextos Socioantropológicos dá conta de refletir sobre estes aspectos e de alguns outros temas de conhecimento geral que nos envolve.
Por sermos todos adultos, trabalharemos com a hipótese, de que todos nós somos portadores de saberes diferentes uns dos outros, sendo os nossos encontros intersubjetivos. Sabemos que enquanto seres humanos, somos todos iguais em direitos e deveres, mas somos indivíduos únicos, singulares, todos diferentes entre sí, cada um com sua subjetividade.
Nas salas de aulas vamos estabelecer as diferenças de papéis entre professor e alunos. O papel do professor será facilitar o processo de ensino-aprendizagem, apontando temas e material para estudos, levando-os ao questionamento, provocando reflexões, para que vocês aprendam a aprender, apreendam e sintetizem os conteúdos temáticos e se apropriem do novo conhecimento, tornando-os propriedades de vocês; o papel do aluno será assumir a condição de sujeito do novo conhecimento, principal ator nos cenários do ensino-aprendizagem ao desempenhar suas tarefas. Tudo acontecerá de modo processual, através de fases que se sucedem.
Conhecimentos do senso comum e
conhecimentos técnico-científicos

Temos dois tipos de conhecimentos básicos: o saber do senso comum e o saber técnico-científico. O saber do senso comum é este conhecimento comum do meio social em que vivemos, e o saber do conhecimento técnico-científico se relaciona com a nova área de conhecimento acadêmico que estamos buscando nas profissões que escolhemos e formará um vocabulário técnico específico. Ainda que esse vocabulário pareça difícil no inicio, ele é necessário, porque cada termo técnico traduz ideia precisa sobre determinados assuntos.
Para facilitar a vocês, teremos no inicio de cada bloco de reflexões, o vocabulário técnico usado na compreensão dos textos abordados, de modo progressivo.
No fim de cada bloco textual, apresentaremos alguns questionários, que ao serem resolvidos, ajudam a fixar os conhecimentos discutidos. Indicaremos também, algumas fontes de literatura especializada, onde vocês poderão aprofundar os temas abordados.

1.0 - Natureza e Cultura

É comum nos ambientes de senso comum, nós ouvirmos falar em "natureza biológica", "natureza cultural", "natureza espiritual" e coisas semelhantes. Aqui quando empregamos a palavra NATUREZA, estamos querendo falar da obra criada pelo Autor da Vida, e quando empregamos a palavra CULTURA, estamos nos referindo a tudo aquilo que é produção humana.
Neste bloco temático, iremos refletir sobre alguns tópicos relacionados com as profissões de saúde, que nós precisamos tê-los sobre o nosso domínio de conhecimento.

Vocabulário Técnico

Autor da Vida = Deus, o Criador de tudo, o Principio Principiante…
Cérebro reptiliano = O bloco neurológico mais antigo, existente desde os répteis, também chamado de arquicórtex ou arquipálio.
Cérebro páleo-mamífero = (o mesmo que paleocórtex) = Diz-se do bloco neurológico intermediário, mais no centro da caixa craneana existente desde os mamíferos, chamado também de paleoopálio.
Cérebro Humano = O mesmo que Neocórtex, ou neopálio.
Engramas neuronais = Conjunto de sinápses entre diversos neurônios tornando uma unidade responsável por gerenciar um comportamento específico do animal.
Estímulos aferentes = Fala-se dos estímulos conduzidos pelos neurônios, que se originam da periferia do corpo e se dirigem para o cérebro.
Estímulos eferentes =É o oposto do estímulo aferente, pois este estímulo parte do cérebro com respostas para as partes do corpo.
Filo dos vertebrados = Dentro da taxonomia animal, engloba os animais que têm vértebras ósseas, que vai do peixe ao humano.
Hominidas = Entre os primatas, a sequência de animais que existiram após os macacos e antes dos humanos, dos quais existem vários fósseis.
Homo habilis = Hominida bípede que possuia habilidades para pintar e fabricar ferramentas.
Homo erectus = Hominida bípede de porte perfeitamente ereto.
Homo sapiens = Hominida bípede com capacidade de raciocínio lógico.
Homo sapiens sapiens = Hominida bípede com racionalidade e consciência de si mesmo – com capacidade de autorreflexão, cultivo de ideais altruistas e sentimentos elevados.
Hominização do cérebro = Processo de expansão das áreas corticais do cérebro, que se deu na fase dos hominidas e que é patrimônio comum dos humanos.
Inteligência concreta = Capacidade dos animais, a partir de certos mamíferos, de desenvolverem habilidades para resolverem seus problemas existenciais concretos.
Inteligências abstratas = Capacidade , principalmente dos humanos, de utilizarem informações retidas na memória, e empregá-las para resolver problemas em benefício próprio.
Instintos animais = Componente da programação biológica existente nos animais que os impelem para ações que afirmam a sobrevivência.
Neocórtex = Bloco neurológico mais recente, comum aos primatas, que comanda as funções superiores
Otimização funcional = Estado funcional ótimo, de um órgão, de um segmento corporal, ou do próprio individuo.
Plasticidade neural = Capacidade do sistema neurológico de se modificar, em respostas a estímulos recebidos.
Programação biológica = Refere-se a recursos existentes na natureza dos animais que permitem que eles manifestem reações favoráveis à vida.
Pulsões instintivas = Refere-se às manifestações dos instintos animais nos humanos.
Pulsões intelectuais = Manifestações secundárias às pulsões instintivas e que favorecem no ser humano a inclinação para diversas atividades superiores.
Quadrúpedes = Mamíferos que utilizam as quatro patas com funções predominantemente ambulatórias.
Quadrúmanos = Mamíferos que utilizam as quatro patas, além das funções ambulatórias, também para fixar e selecionar alimentos e para ludicidade.
Reflexos primitivos = Componentes da programação biológica que podem ser estimulados pelo meio para atender a necessidades dos instintos.
Sinápses neuronais = Espécies de comunicações que ocorrem entre neurônios sem que eles se toquem físicamente.
Sistema Reticular = Sistema funcional neurológico, relacionado com o cérebro reptiliano.
Sistema Límbico = Sistema funcional neurológico, relacionado com o cérebro páleo-mamífero.
Sistema agregado-conexionista = Sistema funcional neurológico, relacionado com o neocórtex.
Taxonomia animal = Divisão da biologia que se dedica à classificação dos animais.
Tônus neural e muscular = Certo estado de tensão (alerta) que permite respostas aos estímulos recebidos, tanto pelo sistema neurológico, como pelo sistema muscular.

1.1 - Programação Biológica - Instintos Animais, Estímulos Neurológicos e Plasticidade Neural.

Existem várias teorias explicativas para o fenômeno da vida de um modo geral e para a vida humana em particular. Não vamos discutir teorias, vamos focar apenas alguns aspectos científicos relacionados com a nossa vida de seres humanos.

Para entender a vida humana necessitamos de abordar a vida animal.

Taxonomia Animal - Os estudos de biologia apresentam uma divisão chamada Taxonomia animal, que se dedica a classificação dos seres animais. Através da Taxonomia a classificação dos humanos fica assim:
Reino animal (somos todos animais) => Filo dos vertebrados (todos temos as vértebras ósseas)=> Classe dos mamíferos (somos todos uberinos)=> Ordem dos primatas (pertencemos a ordem dos primatas)=> Família dos hominidas (foi na fase dos hominidas que conseguimos a expansão do nosso cérebro) => Gênero dos humanos (constituimos a humanidade do planeta terra com capacidade racional)=> Espécie Homo sapiens sapiens - os que tem consciência de que sabem (temos capacidade de autorreflexão).
Nesta caminhada do desenvolvimento, o sistema neurológico que possuímos foi se constituindo, incorporando em cada etapa mecanismos mais complexos, aumentando nossas possibilidades até chegar à nossa fase atual de capacidades. O sistema neurológico tem a função principal de adaptar o animal ao seu meio, tanto interno quanto externo, para garantir a sua sobrevivência.
Programação Biológica - O Autor da Vida dotou cada ser vivo animal de uma programação biológica, para garantir o desempenho da sua sobrevivência. Este programa biológico é composto de diversos recursos, incluindo os instintos animais e seus reflexos primitivos, que são fundamentais para garantir a sobrevivência do animal, para melhorar sua adaptação aos meios interno e externo, bem como, para estimular a melhora do seu desempenho.
Filo dos Vertebrados - Para nós que pertencemos ao filo dos vertebrados, tudo começa com os animais mais simples, os peixes, passando pelos anfíbios e chegando aos répteis. O bloco mais primitivo do sistema neurológico, é chamado de cérebro reptiliano (ou arquicórtex), sendo responsável pelo funcionamento dos mecanismos de sobrevivência.
O sistema funcional deste bloco é chamado de sistema reticular e tem funções ativadoras e inibidoras do tõnus muscular e neurológico, do controle do cíclo vigília-sono e das pulsões primárias da agressividade, do cio animal, e outros. Esta estrutura neurológica é própria dos peixes, dos anfíbios e dos répteis, mas permanece compondo o cérebro dos mamíferos e do primatas.

Estes três grupos de animais da terra, tiveram papel importante no desenvolvimento estrutural do sistema neurológico.
Movidos pelas necessidades de sobrevivência e em consequência dos instintos e reflexos primitivos da programação biológica, eles produziram os movimentos corporais quando procuravam a comida, quando corriam para fugirem dos predadores e quando procuravam o acasalamento.
Esses movimentos corporais ativaram e ainda ativam, estruturas neurais existentes nos nossos corpos animais, produzindo estímulos neurológicos.
Os estímulos neurológicos que partem da periferia do corpo, são denominados de estímulos aferentes, quando se dirigem para o interior do cérebro, produzindo melhoras no funcionamento cerebral, em consequência do desencadeamento de um processo chamado plasticidade neural, que também faz parte da programação biológica dos animais.
O processo de plasticidade neural acontece em todos os animais que tem sistema neurológico, incluindo o ser humano. É através do processo de plasticidade neural que ocorre mudanças e transformações no sistema neurológico, possibilitando também melhorias nos comportamentos, aprendizagens e adaptações na vida do animal.

De um modo mais grosseiro de observação, o processo de plasticidade neural acontece através de sete fases principais:
I – As funções e comportamentos do animal produzem movimentos corporais (mesmo na área cerebral, como pensar, desejar, orar, etc);
II – Estímulos aferentes são produzidos em consequência dos movimentos e se dirigem para a área neurológica que os controlam;
III – As áreas neurológicas que recebem os estímulos aferentes melhoram sua irrigação sanguínea local;
IV – Havendo melhor aporte sanguíneo, as comunicações entre os neurônios (sinapses) acontecem com maior rapidez;
V – As sinápses acontecendo mais rápidas, possibilitam a otimização das funções corporais do animal "gerenciadas" por aquelas áreas;
VI – Se houver continuidade estimuladora dos movimentos já otimizados, haverá aumento do número de sinápses em seu sistema de controle, em consequência de brotamentos axoniais;
VII – O aumento do número de sinápses neuronais possibilitará o surgimento de novas habilidades nos animais.
A estimulação da plasticidade neural continuada, possibilita que os animais melhorem suas performances, se adaptem aos meios internos e externos, com possibilidades de alterações morfológicas e motoras corporais.


1.2 – Surgimento das Inteligências Concreta, Abstrata e da Capacidade de Simbolização.

Depois dos répteis surgiram na terra as aves e os mamíferos. Aqui não vamos fazer reflexões sobre as aves e sim sobre os mamíferos.
Entre os diversos mamíferos existem os quadrúpedes (os que tem quatro patas com funções ambulatórias) e os mamíferos quadrúmanos (os que tem quatro patas com funções ambulatórias, fixadoras e seletivas).
Os mamíferos além de possuirem o primeiro bloco neurológico (cérebro reptiliano), possuem também um segundo bloco neurológico, sobreposto ao primeiro, denominado este segundo de cérebro páleo-mamífero.
O sistema funcional do cérebro páleo-mamífero é denominado sistema límbico e possibilita aos mamíferos desenvolver novas habilidades comportamentais, como a afetividade, a socialidade, a gregariedade, a territorialidade, a proteção da prole, a memória de longo prazo, a inteligência concreta.
Os mamíferos começaram a desenvolver elementos de inteligência para resolverem problemas imediatos do aqui-e-agora de onde vivem. Entretanto, esta demonstração de inteligência concreta não constitui uma cultura, porque eles não conseguem ensinar tais habilidades aprendidas aos seus filhotes.
Depois dos mamíferos surgiram os primatas. Entre os primatas nós incluímos como principais os macacos, os hominidas e os humanos.
Os primatas também possuem o primeiro bloco neurológico (cérebro reptiliano) como os peixes, anfíbios e répteis; possuem o segundo bloco neurológico (cérebro páleo-mamífero, ou paleocórtex) como os mamíferos; e desenvolveram o terceiro bloco neurológico denominado neocórtex (ou cérebro humano), que é próprio dos primatas e fundamental para os humanos.
O sistema funcional do neocórtex é conhecido como sistema agregado conexionista, pois o neocórtex trabalha de modo associado com as demais estruturas do sistema neurológico.
O primata mais simples, o macaco tem um cérebro pesando em torno de 500 gramas, enquanto um cérebro humano pesa cerca de 1500 gramas.
A expansão das áreas cerebrais dos primatas para esse aumento de peso, se deu por ocasião dos hominidas. Essa fase do aumento do cérebro é conhecida como hominização do cérebro, tendo ocorrido gradativamente, na sequência de hominidas que surgiram e depois desapareceram e ficou como herança para os humanos.
Existiram vários tipos de hominidas, mas nos interessam principalmente quatro tipos deles, pela colaboração evolutiva que eles representam para a nossa humanidade:
A– Homo habilis, de porte ainda meio curvado, mas já com habilidades manuais para fabricar artefatos de uso pessoal, com inteligência abstrata e capacidade de simbolização, … ;
B – Homo erectus, de porte ereto, já com habilidades para construir moradias, agricultura rudimentar, estratégias de segurança e mecanismos de defesa, … ;
C – Homo sapiens, desenvolvimento de ações lógicas e estratégicas, raciocínio, linguagem, cultura, … ;
D - Homo sapiens sapiens, capacidade de autorreflexão, cultivo de ideais altruistas e sentimentos nobres, … .
Durante essa transição surgiu a expansão das áreas cerebrais (hominização do cérebro) do gênero humano e da nossa espécie, Homo sapiens sapiens.
O Homo sapiens sapiens , também chamado de “Homem de Cro-Magnon”, é o ancestral de nossa origem biológica.
Do ponto de vista da taxonomia, nós somos do reino animal, do filo dos vertebrados, da classe dos mamíferos, da ordem dos primatas, da família dos hominidas, do gênero humano e da espécie homo sapiens sapiens.
As pulsões animais em nós, que fazem parte da programação biológica, dão lugar às pulsões intelectuais diversas, podendo gerar habilidades e ações positivas que contribuem para a nossa saúde mental e emocional, ou para ações negativas que interferem em nossa saúde mental e emocional, já que os humanos adquiriram a dimensão de seres morais, capazes de fazerem escolhas entre o bem e o mal.

1.3 – Trabalho, Linguagem, Hominização do Cérebro e Criação das Culturas.

É na FAMILIA DOS HOMINIDAS que se percebe a grande transformação e aumento na parte do neocórtex , conhecida como HOMINIZAÇÃO DO CÉREBRO. Ela se deu em decorrência da capacidade de simbolização e inteligência abstrata por eles adquirida, que deu chance de usar os movimentos manuais ao mesmo tempo que se pensava objetivamente no que se estava fazendo, ou para desenhar alguma figura, ou para aquisição de algo desejado, ou mesmo para se produzir algum artefato que servisse como ferramenta, servindo essas atividades para aperfeiçoar o desenvolvimento das funções cerebrais.
Embora os estudos acadêmicos citem vários tipos de hominidas, vamos aqui refletir um pouco mais apenas sobre quatro grupos, aos quais se atribuem ações mais significativas para o desenvolvimento cerebral.
Principais hominidas - São eles conhecidos como , Homo habilis – com habilidade para usar as mãos e o pensamento simultâneamente na pintura das cavernas, ou na confecção de instrumentos de uso pessoal, como ferramentas de corte, martelos, etc; Homo erectus - de porte ereto, em bipedismo normal, com capacidade de vida organizada em familia, facilitando a proteção do grupo e uma mais facil sobrevivência; Homo sapiens – com capacidade para o raciocínio lógico das operações formais, o simbolismo e a linguagem fonética articulada; Homo sapiens sapiens – com capacidade para a autorreflexão, cultivo de ideais altruistas e sentimentos transcendentes.
É interessante notar que na fase dos hominidas houve um somatório das aquisições da inteligência abstrata, na capacidade de simbolização, na produção do trabalho manual, na aquisição da linguagem fonética articulada e na criação das culturas. É nessa fase que se encontra a criação do GÊNERO HUMANO , onde se enquadra a especie atual humana, como ser moral. capaz de fazer escolhas entre o bem e o mal, entidade espiritual com capacidade de autorreflexão, cultivo do altruismo, da transcendência e criador das culturas, qualidades que muito nos diferencia dos outros animais.
O sistema neurológico é pois uma realidade orgânica concreta, portador de todas as potencialidades genéticas herdadas e capaz de responder a estímulos do meio ambiente, para uma boa adaptação do animal ao meio.
O individuo vai formar a sua mente e o seu aparelho psíquico, mediante a sua história de vida sociocultural e as influências ambientais, utilizando o sistema neurológico orgânico potencial como substrato.
É no sistema neurológico orgânico que existem as multiplicidades de neurônios (em torno de um bilhão), formando sinápses responsáveis pela variedade de comportamentos que o indivíduo apresentará na sua trajetória de vida.
Engramas Neuronais - Sabe-se hoje, que todo comportamento e experiência de qualquer indivíduo, ocorre devido a uma configuração de várias sinápses neuronais (engramas neuronais), conduzindo à ideia de que, a mente humana resulta de um padrão “encarnado” de sinápses neuronais localizadas em determinadas áreas do cérebro, mas que agem formando sinápses com diferentes outras áreas.
Todas essas adaptações e transformações morfológicas motoras, desenvolvimento do sistema neurológico e outros recursos que encontramos nos seres humanos, surgiram em decorrência das possibilidades que o Autor da Vida nos proporcionou, através da plasticidade neural presente na estrutura animal, processo ainda disponível para o nosso progresso adaptativo e de desenvolvimento, principalmente de nossas capacidades cognitivas, de aperfeiçoamento e de aprendizagem geral e escolar atual.

A Ciéncia da Psicomotricidade afirma que todas as experiências vivenciadas pelos animais em seu passado evolutivo, deixam esquemas neurais armazenados nas estruturas neurológicas, constituindo uma memória corporal filogenética, que poderá emergir na vida dos seres humanos em formas de interferências, quando de algumas intercorrências de enfermidades, ou de desequilíbrios psíquicos.

Questionário – Para fixar o conhecimento, consulte o texto acima e responda as questões que seguem:
  1. O que significa os termos “taxonomia animal”?
  2. Qual é a característica do “filo dos vertebrados”?
  3. Quais os principais tipos de hominidas que você teve conhecimento?
  4. Como se denomina a expansão do cérebro, ocorrida na fase dos hominidas?
  5. O que significa os termos “programação biológica”?
  6. O que quer dizer “instintos animais”? E “reflexos primitivos”?
  7. O que é o cérebro reptiliano?
  8. O que são os estímulos aferentes? E os estímulos eferentes?
  9. O que se quer dizer, quando se afirma que algo acontece através de fases?
  10. O que significa “plasticidade neural”?

Bibliografia Recomendada:

ARANHA E MARTINS , Filosofando – Introdução à Filosofia, Aranha e Martins, São Paulo: Editora Moderna;
FONSECA, Vitor, Psicomotricidade- Filogênese, Ontogênese e Retrogênese, Rio de Janeiro. Wak Editora;
HALL, Edward T., A Dimensão Oculta, Portugal: Relógio D’Água Editores;
SANVITO, Wilson, O Cérebro e Suas Vertentes, São Paulo: Editora Roca.

===> Continua em II Parte - 2 de 4

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(1) Fisioterapeuta - IBMR; Mestre em Motricidade Humana - UCB/Capes; Professor Mestre Adjunto I da UNIGRANRIO; Doutor em Filosofia da Religião - SETESA/Não Capes; Formação em Psicanálise Clínica - SFPC; Formação em Psicomotricidade Sistêmica - CEC; Formador-Didata em Terapia Psicomotora Analítico-Clínica - TEPAC do CEBRASC; Especialista em Educação - IBMR; Bacharel em Filosofia - SETESA; Bacharel em Teologia - SETESA; Bispo Primaz do Catolicismo Apostólico Salomonita - CAS/ICAI-TS(1902-2010).




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