quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A Fisiologia do Adolescente e o Tornar-se Pessoa


Prof. Dr. Felismar Manoel (1)

RESUMO

Através de pesquisa bibliográfica diacrônica, procurou-se conhecer a opinião de diferentes especialistas, sobre a ocorrência dos principais eventos fisiológicos da adolescência e sua significância com relação à formação da personalidade, visando aferir a importância dessa fase do desenvolvimento humano para o processo do tornar-se pessoa.


PALAVRAS CHAVE

Adolescência e puberdade, fisiologia e desenvolvimento,tornar-se pessoa.

Introdução


Objetiva o presente trabalho enfocar os principais eventos de natureza fisiológica e/ou consequente das alterações fisiológicas que ocorrem na adolescência e que são significativos na formação da pessoa humana.
Inicialmente abordará aspecto linguístico dos termos adolescência e puberdade, considerando o consagrado pela língua portuguesa e as contribuições advindas das línguas latina e grega.
Em sequência fará uma breve exposição das principais ocorrências de cunho fisiológico, que surgem na adolescência, ou das alterações resultantes e, que, constituem características básicas dessa fase do desenvolvimento.
Por fim discorrerá sobre as possibilidades que a adolescência oferece para a formação da pessoa e seu ajustamento bio-psico-social contributivo para o seu bem estar individual e para uma participação exitosa como membro da sociedade onde vive.
O estudo resulta de pesquisa bibliográfica de alguns autores que editaram seus trabalhos em livros, (incluindo duas revistas apenas), sem ter um compromisso com a sincronicidade das publicações e preocupado simplesmente com o assunto, na visão de diversos especialistas, incluindo médicos, psicólogos, antropólogos, pedagogos, psicanalistas, psicomotricistas, psicopedagogos, filósofos, fisiólogos, professores de educação física, teólogos etc. O trabalho, portanto, não tem uma visão de completude, mas apenas dos dados mais gerais relacionados com a fisiologia do adolescente, que constituem fatores para um desenvolvimento normal do ponto de vista psico-físico e que resultam na formação de uma pessoa ajustada, em harmonia consigo mesma e com o seu meio social.

Aspectos Linguísticos dos Termos Adolescência e Puberdade

Francisco da Silveira Bueno em seu Dicionário Escolar da Língua Portuguesa (1981), registra o verbete adolescência, substantivo feminino, significando o período da vida do homem entre a puberdade e a virilidade, que vai dos quatorze aos vinte e cinco anos.
Embora tal definição seja tipificada para o sexo masculino, os verbetes do adjetivo e substantivo adolescente admitem os dois gêneros, significando, que, ou o que está na adolescência.
Em linguagem do senso comum fala-se de adolescência e puberdade como significando uma mesma coisa, referindo-se principalmente à crise vivencial muito comum na adolescência (Jérome 1962).
A língua latina, que deu origem aos vocábulos da língua portuguesa, registra adolescentia como o período da vida humana entre a puberdade e a virilidade, que vai dos quatorze aos trinta anos (Faria 1994). O termo deriva do verbo adolesco, que em sentido próprio significa crescer, desenvolver-se, engrossar, tornar-se maior, mas que Vergilio empresta também o sentido figurado, significando arder, queimar, transformar-se em vapor (Georgicas 4, 379).
Quanto ao termo pubertate, deriva o mesmo do verbo pubesco, que em Cícero tem o sentido de cobrir-se de pêlos, chegar à puberdade (De Officiis 1118).
Percebe-se que tanto no latim como em português, puberdade denota idéia de um fenômeno de transformação corporal, universalmente presente, enquanto adolescência significa o processo ou a fase em que ocorre o processo psico-social de inserção do jovem no mundo dos adultos, variando de acordo com as culturas, podendo até mesmo estar ausente, conforme relatam estudos antropológicos (Grace 1978).
O grego, que exerceu influência sobre as línguas latina e portuguesa, traz colaboração importante de adequação ao ponto de vista fisiológico, pois dentro do conceito de efebeia () inclui as idéias de puberdade e adolescência em todas as suas fases, sendo hebe () o desabrochamento do novato (= neotes) (Lauro 1940), desde o surgimento dos pêlos e transformações corpóreas ( = tricotes) até o exalar de sua sexualidade, vigor e maturidade (= tragos) (Pereira 1976).

Características Fisiológicas da Adolescência e Puberdade

Embora o critério de definição de adolescência da língua grega seja mais adequado para reflexões fisiológicas, como é esclarecido anteriormente, ao fazer considerações sobre os principais aspectos fisiológicos da adolescência e puberdade, como aqui se pretende, este texto seguirá a definição de Weineck (1991, pág. 254) que ao considerar o desenvolvimento humano, coloca a infância escolar tardia por volta dos dez anos, como a entrada na puberdade e esta, abrangendo duas fases distintas, primeiro a da pubescência, entre os onze a quatorze anos para as meninas e entre os doze a quinze anos para os meninos; e a segunda a da adolescência, situada entre treze a dezoito anos para as meninas e dos quatorze aos dezenove anos para os meninos. Depois disso seguirá a fase da idade adulta.
A idéia de fases do desenvolvimento significa os períodos de um desenvolvimento uniforme, que permite nítida distinção entre eles, através de características claramente diferenciadas. Weineck citando Keller/Wiskott diz que, desenvolvimento é a soma dos processos de crescimento e diferenciação do organismo, que finalmente levam ao seu tamanho, forma e função definitivos (Weineck 1991 pág. 254).

Atividade Motora


Crianças e adolescentes necessitam para um desenvolvimento psico-físico harmonioso, de uma dose suficiente de movimentação (Weineck 1991). Isto acontece graças a um mecanismo fisiológico do pallidum, então com dominância de impulsos, produzindo uma maior movimentação (Korolkovas 1991) e por outro lado a uma outra característica do ser jovem, que tem a capacidade de perceber o esforço para suportar carga diminuída com relação ao adulto, o que sugere devam ser, consideradas as particularidades referentes ao crescimento das crianças e adolescentes no gerenciamento das atividades físicas (Weineck 1991).

Proporções Corporais


Os segmentos corporais das crianças e adolescentes apresentam crescimentos em intensidades diferentes, acarretando alterações nas proporções corporais, significativas para a prática de exercícios, principalmente na fase da pubescência.
Weineck (1991 pág. 248) citando Zurbrugg diz que ocorre um crescimento centrípeto, ou seja, pés e mãos amadurecem antes que pernas e antebraços e estes amadurecem antes que coxas e braços.

O Problema da Aceleração e Retardamento


O desenvolvimento normal da criança e adolescente faz coincidir a idade cronológica com a biológica, não acontecendo o mesmo nos casos de desenvolvimento precoce, quando ocorre uma sucessão acelerada das fases do desenvolvimento corporal em um ou mais anos e nos casos de desenvolvimento tardio, um retardamento por um ou mais anos. Tais variações no crescimento físico podem ser perturbadora para o adolescente (Telford 1980).
Nos três tipos de desenvolvimento existe um crescimento harmônico, em relação ao desempenho orgânico, às medidas dos órgãos e ao sistema esquelético (Weineck 1991).

Metabolismo


Na criança, ou adolescente, em fase de crescimento, o metabolismo estrutural desempenha um papel muito especial, em razão do crescimento e diferenciação que exigem diversos processos de estruturação e restruturação, com conseqüente aumento do metabolismo basal em cerca de 20 a 30% mais que no adulto, necessitando, portanto, de maior quantidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes. Há uma necessidade maior de proteína, na ordem de 2,5 g por quilo de peso corporal, sendo esta necessidade mais aumentada ainda em caso de cargas adicionais conseqüente de exercícios, para se evitar que o metabolismo funcional prejudique o metabolismo estrutural e interfira no crescimento do organismo infantil (Weineck 1991).

Aparelho Locomotor Passivo


Diz a Lei de Mark-Jansen (citado por Weineck 1991, pág. 249) que “a sensibilidade do tecido é proporcional à velocidade de crescimento”. Assim a criança ou o adolescente, quando comparados ao adulto, estão muito mais expostos ao perigo de danos de carga, através de estímulos não fisiológicos da carga, pois seus ossos, tendões e ligamentos, que compõem as estruturas do aparelho locomotor passivo, estando ainda em crescimento, não mostram a mesma resistência à carga que na idade adulta, constituindo um fator de desempenho limitante (Weineck 1991).

Eis algumas particularidades da infância e adolescência:
- Os ossos são mais flexíveis e menos resistentes à pressão e tração, devido a um armazenamento relativamente maior de material orgânico mole.
- O tecido dos tendões e ligamentos ainda não é suficientemente resistente à tração, devido ao fraco ordenamento micelar (estruturas semelhantes a redes de cristais) e predominância de substâncias intercelulares.
- O tecido cartilaginoso e os discos epifisários ainda não ossificados, representam um perigo em relação às forças de pressão e torção, devido à sua alta taxa de divisão, condicionada ao crescimento.
Pode-se afirmar que impulsos de carga adequados ao crescimento - submáximos, exigindo de forma múltipla o complexo todo do aparelho locomotor passivo - oferece um estímulo apropriado, tanto para o crescimento quanto para a melhora da estrutura (Weineck 1991).

Musculatura


Há semelhança entre a célula muscular esquelética da criança e do adulto. O que diferencia é a formação quantitativa de subestruturas da célula muscular, sendo, a parcela de fibras ST (slow twitch - contração lenta) na faixa dos doze anos, equivalente a 64,2 ± 11% nas meninas e 72,8 ± 11% nos meninos.
Até o início da puberdade há pouca diferença de massa e força musculares entre meninos e meninas. Só a partir de então e em conseqüência de alterações hormonais ocorrem acentuadas taxas de crescimento em relação à massa muscular e desenvolvimento diferenciado, específico do sexo e características corporais (Weineck 1991).

Termorregulação


Em termos de termorregulação existem diferenças entre crianças e adultos.
A superfície corporal absoluta da criança é menor, mas ao contrário, sua superfície relativa em relação ao peso corporal, é cerca de 36% maior que a do adulto. Entretanto, apesar dessa superfície corporal relativa ser maior, as crianças apresentam uma menor taxa de transpiração, em cerca de 2,5 vezes menor que no adulto por glândula sudorípara. Além disso a criança tem menor número de glândulas sudoríparas ativas.
Há também uma limitação no hipotálamo, segundo se pensa, elevando o limiar de temperatura para que a transpiração se inicie (Weineck 1991).

Desenvolvimento Cerebral


O desenvolvimento da cabeça, cérebro e todo o corpo acontece de modo muito variado.
O cérebro tem um crescimento muito rápido, atingindo 90 a 95% do tamanho do adulto já aos seis anos de idade (Weineck 1991).
As células nervosas do sistema nervoso central, sofrem um entrançamento e proliferação intensiva até o terceiro ano de vida, podendo ser estimuladas por meio de exercícios adequados (Le Boulch 1978).

Sistema Cárdio-circulatório


Durante o crescimento ou sob treinamento, as fibras musculares cardíacas tem um desenvolvimento harmonioso, com aumento no seu comprimento e diâmetro, propiciando diminuição da freqüência cardíaca, aumentos do espaço interno do coração e do volume de pulsação, levando o coração a um trabalho mais efetivo e econômico.
O sistema cárdio-circulatório de crianças e jovens, sob estímulos de treinamento, realiza alterações adaptativas positivas, principalmente sob o treino de resistência, podendo alcançar um volume cardíaco relativo por quilo de peso corporal, de 14,9 a 18,1 ml, quando a normalidade para um coração esportivo adulto é da ordem de 12 ml (Weineck 1991).

O Crescimento Corporal e a Maturidade Sexual


O crescimento do corpo todo, em sua estatura normal, ao contrário do cérebro, só vai acontecer no término da puberdade, em torno dos vinte anos (Weineck 1991).
A arrancada para este crescimento acontece em torno dos nove a dez anos, quando o hipotálamo secreta os fatores de liberação que irão influenciar a hipófise anterior levando-a a produzir o hormônio somatotrófico que impulsionará o crescimento corporal e os hormônios gonadotróficos que estimularão o desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários (Korolkovas 1991).

Esquema Corporal


O esquema corporal tem uma evolução lenta durante a infância, alcançando seu pleno desenvolvimento aos onze ou doze anos, portanto na fase puberal.
O esquema corporal é definido como uma intuição global ou conhecimento imediato do nosso corpo, em estado de repouso ou em movimento, em função da interrelação de suas partes e sobretudo da relação com o espaço e os objetos que o rodeiam, uma relação ajustada entre o indivíduo e seu meio (Le Boulch 1969).
A elaboração definitiva do esquema corporal, ocorre, graças a tomada de consciência dos diferentes elementos corporais e ao controle de sua mobilidade com vista a ação, levando a diversos ganhos:
- Desenvolvimento e instalação das possibilidades de relaxamento global e segmentar;
- Independência dos braços e pernas com relação ao tronco;
- Independência da direita com relação à esquerda;
- Independência funcional dos diversos segmentos e elementos corporais;
- Transposição do conhecimento de si ao conhecimento dos demais.
Desenvolve diversas capacidades de aprendizagem e de relação com o mundo exterior, tendo meios para conquistar sua autonomia.
Sua relação com o adulto, se distanciará cada vez mais até chegar a cooperação e ao compartilhamento das responsabilidades (Vayer 1973).
Amplia as condições para o aperceber-se da sua singularidade e complexidade, fornecendo os elementos essenciais para o tornar-se pessoa (Mondin 1980).

Crise Existencial


Embora existam diferentes teorias sobre os conflitos da adolescência, estudos etnográficos indicam que, as circuntâncias sociais concretas da vida da criança determinam a duração do período da adolescência, e a existência ou ausência de crises conflitivas e dificultosas e o caráter da passagem da infância à idade adulta. Deriva desses estudos a idéia de que “no homem o natural não pode ser contraposto ao social, porque nele o natural é o social” (Dragunova, 1979).
Há a necessidade de por em relevo a nova formação básica na consciência do adolescente, esclarecendo a situação social do desenvolvimento que, em cada idade, constitui um sistema irrepetível de relações entre a criança e o meio. A reestruturação desse sistema de relações cosntitue o conteúdo fundamental da crise da idade transicional (Vigotski, 1960).
A posição imprecisa do adolescente, que se reconhece adulto em alguns aspectos e não em outros, e as exigências que se apresentam em seu meio social, quando em um desenvolvimento psicofísico normal e assistência pedagógica devida, servirá ao jovem de dinamizador na busca de valores positivos para adornar a sua personalidade, como assimilação de operações intelectuais complexas, desenvolvimento da autoconsciência, capacidade de comunicação e de vida emocional, iniciativa social, formação da concepção de mundo, adoção de ideário filosófico, social, espiritual, político, filantrópico ou profissional que possibilita a sua autotranscendência e o caminhar para a integralização da sua pessoa (Kon, 1979).

A Adolescência e o Tornar-se Pessoa



A questão da pessoa não era totalmente desconhecida dos sábios da antigüidade, mas foi no Cristianismo que ela se delineou claramente através do Personalismo, quando os Pais da Igreja se ocuparam em estudar a Pessoa de Cristo, que por extensão levou a uma melhor compreensão da pessoa humana. Desde então, estudiosos se voltam para a reflexão sobre uma melhor definição do que constitui a pessoa humana (Mondin 1980).
Atualmente, o Humanismo, em suas diversificadas nuances e variações (Feijó 1992), devota especial interesse pela totalidade da pessoa humana, servindo de base para a abordagem holística, adotada por diferentes profissionais das áreas de saúde e educação no trato com o homem, preocupando-se com a totalidade da pessoa, em resposta à crise de fragmentação imposta pela ciência e suas especializações (Crema 1994).
A pessoa não é um resultado já belo e adquirido desde o nascimento, mas é, antes uma fonte de ricas possibilidades pela qual se faz uma conquista, oportunizada durante toda a vida do adulto (Mondin 1980).
Tornar-se adulto do ponto de vista social varia com cada cultura, sendo a puberdade o evento natural demarcador da fase transicional entre a infância e a vida adulta, mesmo naquelas culturas sem contagem cronológica, que se valem dos “ritos de passagem” para conferir o status de adulto aos membros de suas comunidades (Mair 1984).
O começo da puberdade forma um marco no desenvolvimento psicofísico do adolescente, sem nenhum equivalente na vida adulta (Weineck 1991). Sua intensa criatividade e sua reatividade aliada aos valores de sua individualidade, constituem aspectos fundamentais de estimulação para que se consiga uma boa maturidade psicossocial e futura relação harmoniosa com o mundo (Mondin 1980).
Durante a adolescência o jovem adquire saber e crescimento corporal, não podendo o seu desenvolvimento saudável ser dissociado de um bom ambiente escolar, familiar e social (Naiying 1996). É nessa fase que se encontram as bases para se delinear a orientação geral na formação das atitudes morais e sociais da personalidade que continuará desabrochando na vida da pessoa humana (Petrovski 1979). É essa a ocasião de se aprender tudo aquilo para o qual a vida humana deve ser orientada, para que se torne uma vida plenamente valiosa.
O valor funcional desse acesso aos valores sociais é considerável. A inteligência e a afetividade do adolescente, do adulto jovem, devem ser mobilizadas para proporcionar uma vida nova, na qual será muito importante o espírito de responsabilidade, tão fundamental a uma vida adulta plenamente realizada (Wallon, citado por Ajuriaguerra).
Segundo Feijó (1992, p. 43), “O indivíduo é uma organização psicossomática em constante processo, em perene desabrochar. Em outras palavras, a personalidade é um sistema com dimensões históricas, com um princípio, meio e fim. Seu vir-a-ser é a elaboração da história passada projetando-se na direção da história futura.” O adolescente não pode ser explicado simplesmente pela interferência entre o biológico e o sociológico. Se é verdade que ele deve fazer a história, também é verdade que ele é fruto de sua história pessoal (Ajuriaguerra sem data); pois as peculiaridades das manifestações e do curso do período da adolescência estão determinadas por circunstâncias sociais concretas da vida e do desenvolvimento do adolescente e por sua situação social no mundo dos adultos, constituindo subsídios importantes na formação da pessoa (Petrovski 1985).
A pessoa humana só pode ser compreendida mediante a ligação que a une ao seu meio inter-humano. “Quando o ser humano integra as atividades orgânicas e biológicas que mantém sua existência e a ligam ao seu meio biológico, ele se chama corpo; quando ele integra suas atividades orgânicas, suas necessidades de afeto ou sua afetividade, identificando-se então, parcialmente, com os objetos de seus grandes interesses visuais e ligando-se a outros seres humanos vivos, ele se chama indivíduo; quando ele integra suas atividades orgânicas, suas atividades instintivas, suas atividades de estruturas complexas, identificando-se então com seus semelhantes e com ele mesmo, como projeção espiritual de qualquer ideal, tornando-se então um ser com valores, um ser com direitos, com deveres e um ser ainda mais ligado aos outros homens em sua intimidade moral, é que ele adquire mais autonomia e liberdade, chamando-se pessoa” (Hesnard, citado por Ajuriaguerra).
O ser humano tem internalizado como seu, elementos importantes do meio sócio-cultural, científico e espiritual que constituem e definem sua pessoa (Vigotski 1960). Assim os filósofos reconhecem como características principais da personalidade, quatro elementos essenciais que permitem definir a pessoa como um indivíduo dotado de autonomia quanto ao ser, de autoconsciência, de comunicação e de autotranscendência (Mondin 1980), adquiridos em um processo que tem início na adolescência e que poderá ser aperfeiçoado durante toda a vida (Petrovski 1985).

Conclusão

As transformações que ocorrem no corpo durante a adolescência e que culminam com a forma corporal definitiva do adulto, surgem em conseqüência de fatores fisiológicos e são importantes para a formação da personalidade.
Tais mudanças tem início com a fase da puberdade, mas são desencadeadas um pouco mais cedo através de mecanismos neuroendócrinos, que estimulam a produção dos hormônios responsáveis pelo desenvolvimento do corpo e dos caracteres sexuais primários e secundários.
Para um desenvolvimento harmonioso, a criança e o adolescente necessitam de muita movimentação. Isto é conseguido graças a dominância de estruturas encefálicas, que produzem mais impulsos motores, e por outro lado, pela diminuição da capacidade de percepção do esforço para suportar cargas. Essa atividade motora aumentada é significativa para o adolescente porque estimula também o metabolismo estrutural, aumentado necessariamente, para atender a maior demanda conseqüente dos processos de estruturação e restruturação, envolvidos no crescimento e diferenciações do corpo, que culminam com a forma corporal definitiva do adulto, possibilitando a elaboração e introjeção do esquema corporal, instrumento útil para uma relação ajustada entre o indivíduo e seu meio, desenvolvendo a sua autonomia, capacidade de cooperação social e compartilhamento de responsabilidades, pela percepção de sua singularidade e complexidade pessoal.
As circunstâncias sociais concretas da vida do adolescente, quando em um desenvolvimento psico-físico ideal, mesmo que desencadeie uma crise existencial pela fase transicional da infância para a vida adulta, possibilita que ele desenvolva a sua autoconsciência, delimite as fronteiras da heteronomia em que vive e conquiste a sua autonomia enquanto ser, estabelecendo relações saudáveis consigo mesmo, com o meio e com as outras pessoas, que amplia a sua capacidade de comunicação e vida afetiva, adotando a participação social e os ideais altruístas, filantrópicos, espirituais, filosóficos e profissionais que permitem a realização de sua personalidade e autotranscendência, evidenciadas na sua manifestação enquanto pessoa.

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(1) - Professor Mestre Adjunto I da UNIGRANRIO; Doutor em Filosofia da Religião - SETESA/Não Capes; Mestre em Ciências da Motricidade Humana - UCB/Capes; Formação em Psicanálise Clínica - SFPC; Formação em Psicomotricidade Sistêmica - CEC; Formador-Didata em Terapia Psicomotora Analítico Clínica - TEPAC do CEBRASC; Especialista em Docência Superior - IBMR; Bacharel em Fisioterapia - IBMR; Bacharel em Filosofia - SETESA; Bacharel em Teologia - SETESA; Bispo Primaz do Catolicismo Evangélico Salomonita - ICAI-TS.

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