(Fisioterapia
Psicocinética ou Fisioterapia Psicomotora)
Portifólio 2013.1 - 4º Período – Prof.
Felismar 08/03/2013 – 4ª aula
2.0 – O Desenvolvimento Funcional do Ser
Humano – Aspectos Neurais, Mentais, Psíquicos e Motriciais
2.1 – A formação da mente e
do aparelho psíquico - Conforme já afirmamos antes, o desenvolvimento funcional
do ser humano tem relação de influência
dos fatores biológicos, dos fatores socioculturais, dos fatores ambientais e da
história de vida da pessoa, principalmente da sua fase de 0 a 6 anos na
infância.
Os aspectos genéticos,
citomorfológicos, metabólicos, entre outros, podem interferir no crescimento da
criança e no desenvolvimento do pequeno ser humano; igualmente o ambiente,
tanto do ponto de vista ecológico, quanto do ponto de vista social e cultural
interferem no crescimento e desenvolvimento da criança, pois nessa fase a
criança está em processo de endoculturação e socialização primária através dos
entes significativos da sua convivência. Há que considerar no aspecto
ambiental, se há espaço disponível para
que a criança possa engatinhar e promover os estímulos necessários para
internalizar as noções de tempo e espacialidade em sua mente e aparelho psíquico.
A história de vida da
criança é um outro fator interferente, com graves repercussões dos aspectos
econômicos quando produzem privação de
alimentos essenciais ao desenvolvimento normal, sendo também os aspectos do
ambiente emocional da criança um outro componente de importância para desenvolver
um perfil de desabrochamento do ser em desenvolvimento.
O desenvolvimento neural
permite a nivel inconsciente uma vida relacional, desde os três meses de
gestação do feto, através da mãe com suas reações emocionais, formando a
consciência matricial inconsciente que irá ter repercussões na vida adulta. O
sistema neural só conclui sua fase de desenvolvimento e maturação após o
nascimento da criança, indo até mais ou menos os 18 meses de nascido.
Percebe-se que, enquanto o
cérebro é um órgão material, com seus componentes anatômicos, não acontece da
mesma maneira com a mente e o aparelho
psíquico, que também são órgãos funcionais, mas de perfil virtual, pois que não
se localiza no cérebro orgânico, nenhuma
área conhecida responsável pelas suas
respectivas existências. O pensamento, a imaginação, a vontade, são funções
importantes dos seres humanos, que se manifestam na vida psíquica em
consequência das atividades mentais da pessoa.
Luria, Vigotizk e outros
pesquisadores já produziram textos sobre a formação da mente e do aparelho
psíquico, entretanto, de concreto sabemos que as ações cerebrais produzem ondas
eletromagnéticas, que se distribuem em
várias frequências, podendo estas interferirem nos comportamentos das pessoas
que as produzem. De concreto temos a certeza
de que, para a existência da mente funcional necessitamos do cérebro
orgânico, e que, para a existência do aparelho psíquico funcional necessitamos
da existência funcional da mente. Assim ambos, mente e aparelho psíquico
dependem de um cérebro orgânico funcionando normalmente para os seus
funcionamentos normais; e ainda, para que ambos tenham um funcionamento normal,
necessita de um sadio e complexo ambiente sociocultural, ecológico, espiritual
e emocionalmente equilibrado.
2.2 – Aspectos da evolução
filogenética e ontogenética que formam a
memória corporal arcaica.
Para este ítem nós vamos
estudar alguns capítulos do livro de
Vitor da Fonseca, que bem fundamenta essas questões, começando pela
Paleontologia Funcional, capítulo 4, de “Psicomotricidade: Filogênese,
Ontogênese e Retrogênese”.
É bom ficar registrado que muitos padrões funcionais de
movimentos e comportamentos elaborados
durante a existência de animais, na fase da filogênese, tem seus esquemas neurais arquivados no cérebro, podendo
emergir na vida presente em razão de situações facilitadoras. Um terapeuta que
usa a via corporal na abordagem dos seus clientes, não pode ignorar a
existência possível de tais padrões interferenciais.
VAMOS AO CAPÍTULO 4
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