(Foco
na Etnofarmacia Puri)
Prof.
Dr Felismar Manoel
Nhãmanruri
Schuteh (Córrego Tranquilo)- Nome indígena
Curso
"Bate-Papo" ocorrido na Semana Acadêmica de Farmácia
2013, na Universidade UNIGRANRIO em 21/05/2013
Observações:
1
- Para os estudos das etnomedicinas geralmente se usa os Métodos
Etnográficos, com técnicas observacionais e descritivas, e o Método
Fenomenológico, com a técnica da autopercepção das pessoas (não
a redução eidética). Em alguns fenômenos observados podem se
aplicar técnicas cartesianas.
2
- A minha convivência com esses povos, desde meu nascimento até os
16 anos, mais ou menos,(sou bisneto materno de i
índia puri casada com
africano mina), se deu com a descendência indígena puri já
aculturada aos brancos, conservando alguns valores originais das
tribos, principalmente a medicina puri (respeitada pelos fazendeiros
italianos da região). Tenta-se resgatar alguns desses valores na
região de Minas Gerais e Espírito Santo, embora seja uma empreitada
bastante difícil.
A
Contextualização
Os
nativos puri consideram que os indivíduos humanos, os animais, os
vegetais, entre outros elementos da criação, são partes da
natureza criada por Tupã (Deus) e todos tem almas (a categoria
dinâmica funcional); até mesmo os segmentos corporais funcionais
orgânicos(principalmente as áreas articulares), tem almas
(equilíbrio homeostático).
***
O solo é o nosso sustentador;
fornece elementos para a nossa sustentação, quando em
desequilíbrios funcionais (são seus elementos os constitucionais do
corpo). As raízes contêm esses princípios.
***
As
Florestas são as nossas dinamizadoras, fornecendo
os elementos estimuladores e reestruturadores quando surgem nossos
desequilíbrios funcionais orgânicos, principalmente nas doenças,
que quase sempre começam pela porta das emoções. As flores, as
folhas. os frutos, as sementes, as cascas. as lenhas, etc, fornecem
esses elementos.
***
Os
animais são nossos parceiros, sendo
que com eles devemos estabelecer camaradagens, incluindo nessa
categoria, também os pássaros. Seus produtos pacíficos devem ser
trocados conosco pelo cuidado, amizade e carinho.
***
Os
ventos são os fortalecedores dos seres vivos,
incluindo o fortalecimento da fixação das árvores no solo. Os
banhos de ar (correntes de vento) são recursos terapêuticos.
***
As
chuvas são as bençãos de Tupã (Deus) que
fornecem ânimo vital aos seres vivos. Também o orvalho são bençãos
especiais de Tupã, aliás, usado para manipular alguns remédios.
***
O
sol é o grande dinamizador da vida na terra. É
nele que se encontra todas as forças (energia) que os seres vivos e
as coisas da terra precisam. Os banhos de sol ´são indicados para algumas doenças.
***
A
lua é a animadora da noite e
a tomadora de conta (regente) das águas da terra. Influencia também
a saúde mental e a serenidade do espírito, sendo usada, juntamente
com o sereno, para preparar alguns remédios.
***
O
céu é a cobertura que protege os seres vivos e
as
estrelas (todos os corpos celestes), são as conciliadoras dos
destinos dos que vivem na terra, interferindo
nos ventos que influenciam os ambientes dos seres vivos.
***
O
"ano novo puri" começa no "dia das enchentes das
goiabas" (dia de São José em 19 de março).
Trata-se de um dia de festa para o povo, que sempre ocorrem as
margens dos rios. O ano tem 12 ou 13 meses e é influenciado pelas
fases da lua, sendo os meses de 28 dias. Existe na tribo uma pessoa
especializada em controlar as fases da lua, que tem um profundo
significado orientador na vidas das comunidades, através de um
sistema bastante complexo e muito bem elaborado. A semeadura, as
colheitas, as podagens, os cortes de madeira, os cruzamentos dos
animais e as crias, todas essas coisas são influenciadas pelas fases
da lua.
A
Etnomedicina Puri
As
enfermidades são produzidas pelas invasões que surgem nos canais
da vida
e nos campos
da vida (campos
de funcionamento), que existem nos corpos, podendo ser sua porta de
entrada a mente (pelas idéias e pensamentos), a visão (excitante
dos apetites), a boca (desregramento dos paladares e palavras), o
nariz (maus ou bons odores em desregramento), o ouvido (pelas idéias
e sons que perturbam), mas também pelos outros orifícios corporais e
os acidentes. Quem cuida da vida é a
alma que
está presente nos corpos, tanto nos canais
da vida,
quanto nos campos
funcionais
da vida.
A
Etnofarmacia Puri
O
grande reservatório de força da vida (energia) é composto pelas
florestas, pelo solo, pelo vento, pelo sol, pela lua e as estrelas.
Os vegetais fornece os elementos para ajudar a vida a ser restaurada.
O
Sistema da Florália
(derivado
de Flora)
O
sistema é composto pelos rizais, lenhais, cascais, folhais, florais
e frutais, cujos princípios ativos se extrai com as soluções
alcoólicas (cachaça de fabricação própria), ou com os diversos
óleos vegetais, gorduras animais e farinhas, mediante triturações,
macerações e piladas (socadas no pilão).
Os
Interventores na Saúde
No
sistema de florália
puri
existem três tipos de pessoas que fazem as intervenções a favor da
saúde, com especificações aos tipos de remédios que estão
usando.
***
Os Florais - Toda a comunidade (cada individuo aprende a fazê-los e
a usá-los)
tem conhecimento dos florais e para que servem, usando-os para
prevenir as instalações das doenças, geralmente na esfera das
emoções. É muito comum os banhos de florais, sempre usados para
recompor o equilíbrio das emoções.
***
Florais, Folhais e Frutais - Só os "Curadores" fazem suas
indicações e aplicações,
existindo geralmente em cada núcleo comunitário, sendo procurados
livremente pelos membros da comunidade; fazem também eles, bençãos
especiais contra vetores de doenças animais, simpatias, cuidados das
águas potáveis e de logradouros para banhos. Tem choupanas
especiais preparadas
para tratar as doenças que afetam a mente e o psiquismo (nesse caso
chamada de luagens), usando as fumegações (fumaças de ervas
especiais), chás especiais, ou charutos de ervas (adormecedores) com
os quais adormecem, e durante tais sonos eles avaliam a gravidade do
afetamento espiritual e anímico do doente (essas avaliações
geralmente são feitas em desdobramentos da consciência dos
curadores e sono dos doentes). Geralmente são bem sucedidos nos
tratamentos.
***
Rizais, Lenhais e Cascais - Só os "Tratadores" (geralmente
formados em curso de farmácia, mas todos preparados pelo sistema
puri). Recebem
os doentes encaminhados pelos curadores, naqueles casos que não
tiveram curas com o tratamento dos curadores. Atendem também em
consulta e aconselhamento, nos desajustes pessoais, nas desavenças
familiares e comunitárias, sendo muito respeitados os seus
conselhos. Os tratadores se reúnem, geralmente uma vez por ano, em
reuniões um tanto misteriosas.
Preparo
dos Remédios
O
veículo mais utilizado para a extração dos princípios ativos é o álcool
contido nas cachaças que são fabricadas por eles mesmos; utilizam
também os óleos
vegetais, as gorduras animais
e as farinhas,
bem como, em algumas situações especiais, os chás, fumegações e
charutos (fumaça)
para os doentes, com ervas especiais que fazem adormecer.
Os
folhais
e os
florais
são submersos na cachaça por 12
dias
em botijas de bambu (podendo também ser de vidro). A cada dia deverá
receber 12
batidas
(12 socadas em travesseiro especial sobre a prancha de madeira) para
o processo de fortalecimento
do remédio (dinamização) em solução alcoólica. * (As
botijas são feitas de bambus grossos, os gomos entre nós, tendo
dois orificios em um das partes para facilitar a saída do líquido.
Todo seu material utilizado recebe um tratamento especial, para ficar
"curtido", ou seja apropriado para uso na saúde)
Os
rizais,
os cascais
e os lenhais
são macerados entre madeiras antes de serem submersos no liquido
extrator.
Os
frutais
são comestíveis e suas
sementes trituradas antes
de serem submersas. Algumas sementes, quando oleosas, são trituradas
e maceradas em óleos vegetais (em pilão de madeira), observando a
regra de 12 dias e de 12 macerações a cada dia.
Os
fortalecimentos
(dinamizações) ocorrem a partir do Extrato
Mãe
(EM),
que
poderá servir para banhos corporais e chás, em gotas em água, ou
para preparar o 1º Fortalecimento (1º F); do EM toma-se uma parte
e completa o volume para dez, recebendo 12 batidas a cada dia durante
12 dias e tem o 1º F; do 1º F, toma-se uma parte e completa o
volume para dez, segue o ritual de 12 batidas a cada dia durante 12
dias e tem o 2º F; faz a sequência até o 3º F, sempre usando o
mesmo ritual de uma parte para dez e com doze batidas por dia,
durante 12 dias.
Alguns
tratadores
e
somente os tratadores, utilizam
o 12º F ou o 30º F, sempre com alguma demonstração de
preocupação, sem que eu o saiba qual a causa da preocupação.
Trata-se de um procedimento bastante raro e sempre a critério deles.
Existem
outros dados da cultura puri, que aqui não foram relatados,
tratando-se de uma outra forma de explicar o mundo com os seus
elementos e a própria vida. Souberam muito bem inculturar-se na
cultura dos brancos, dar o seu testemunho e apreender elementos dessa
cultura para suas aculturações. Houve um amálgama cultural
bastante harmonioso, principalmente com os elementos do catolicismo e
do africanismo.
Nhãmanruri
Schuteh (Córrego tranquilo)- na língua puri
Felismar
Manoel
Gostei!
ResponderExcluirObrigada.