sábado, 1 de junho de 2013

Etnomedicina Puri

(Foco na Etnofarmacia Puri)
Prof. Dr Felismar Manoel
Nhãmanruri Schuteh (Córrego Tranquilo)- Nome indígena


Curso "Bate-Papo" ocorrido na Semana Acadêmica de Farmácia 2013, na Universidade UNIGRANRIO em 21/05/2013



Observações:
1 - Para os estudos das etnomedicinas geralmente se usa os Métodos Etnográficos, com técnicas observacionais e descritivas, e o Método Fenomenológico, com a técnica da autopercepção das pessoas (não a redução eidética). Em alguns fenômenos observados podem se aplicar técnicas cartesianas.
2 - A minha convivência com esses povos, desde meu nascimento até os 16 anos, mais ou menos,(sou bisneto materno de i
índia puri casada com africano mina), se deu com a descendência indígena puri já aculturada aos brancos, conservando alguns valores originais das tribos, principalmente a medicina puri (respeitada pelos fazendeiros italianos da região). Tenta-se resgatar alguns desses valores na região de Minas Gerais e Espírito Santo, embora seja uma empreitada bastante difícil.

A Contextualização

Os nativos puri consideram que os indivíduos humanos, os animais, os vegetais, entre outros elementos da criação, são partes da natureza criada por Tupã (Deus) e todos tem almas (a categoria dinâmica funcional); até mesmo os segmentos corporais funcionais orgânicos(principalmente as áreas articulares), tem almas (equilíbrio homeostático).
*** O solo é o nosso sustentador; fornece elementos para a nossa sustentação, quando em desequilíbrios funcionais (são seus elementos os constitucionais do corpo). As raízes contêm esses princípios.
*** As Florestas são as nossas dinamizadoras, fornecendo os elementos estimuladores e reestruturadores quando surgem nossos desequilíbrios funcionais orgânicos, principalmente nas doenças, que quase sempre começam pela porta das emoções. As flores, as folhas. os frutos, as sementes, as cascas. as lenhas, etc, fornecem esses elementos.
*** Os animais são nossos parceiros, sendo que com eles devemos estabelecer camaradagens, incluindo nessa categoria, também os pássaros. Seus produtos pacíficos devem ser trocados conosco pelo cuidado, amizade e carinho.
*** Os ventos são os fortalecedores dos seres vivos, incluindo o fortalecimento da fixação das árvores no solo. Os banhos de ar (correntes de vento) são recursos terapêuticos.
*** As chuvas são as bençãos de Tupã (Deus) que fornecem ânimo vital aos seres vivos. Também o orvalho são bençãos especiais de Tupã, aliás, usado para manipular alguns remédios.
*** O sol é o grande dinamizador da vida na terra. É nele que se encontra todas as forças (energia) que os seres vivos e as coisas da terra precisam. Os banhos de sol ´são indicados para algumas doenças.
*** A lua é a animadora da noite e a tomadora de conta (regente) das águas da terra. Influencia também a saúde mental e a serenidade do espírito, sendo usada, juntamente com o sereno, para preparar alguns remédios.
*** O céu é a cobertura que protege os seres vivos e as estrelas (todos os corpos celestes), são as conciliadoras dos destinos dos que vivem na terra, interferindo nos ventos que influenciam os ambientes dos seres vivos.
*** O "ano novo puri" começa no "dia das enchentes das goiabas" (dia de São José em 19 de março). Trata-se de um dia de festa para o povo, que sempre ocorrem as margens dos rios. O ano tem 12 ou 13 meses e é influenciado pelas fases da lua, sendo os meses de 28 dias. Existe na tribo uma pessoa especializada em controlar as fases da lua, que tem um profundo significado orientador na vidas das comunidades, através de um sistema bastante complexo e muito bem elaborado. A semeadura, as colheitas, as podagens, os cortes de madeira, os cruzamentos dos animais e as crias, todas essas coisas são influenciadas pelas fases da lua.

A Etnomedicina Puri

As enfermidades são produzidas pelas invasões que surgem nos canais da vida e nos campos da vida (campos de funcionamento), que existem nos corpos, podendo ser sua porta de entrada a mente (pelas idéias e pensamentos), a visão (excitante dos apetites), a boca (desregramento dos paladares e palavras), o nariz (maus ou bons odores em desregramento), o ouvido (pelas idéias e sons que perturbam), mas também pelos outros orifícios corporais e os acidentes. Quem cuida da vida é a alma que está presente nos corpos, tanto nos canais da vida, quanto nos campos funcionais da vida.

A Etnofarmacia Puri

O grande reservatório de força da vida (energia) é composto pelas florestas, pelo solo, pelo vento, pelo sol, pela lua e as estrelas. Os vegetais fornece os elementos para ajudar a vida a ser restaurada.

O Sistema da Florália
(derivado de Flora)

O sistema é composto pelos rizais, lenhais, cascais, folhais, florais e frutais, cujos princípios ativos se extrai com as soluções alcoólicas (cachaça de fabricação própria), ou com os diversos óleos vegetais, gorduras animais e farinhas, mediante triturações, macerações e piladas (socadas no pilão).

Os Interventores na Saúde

No sistema de florália puri existem três tipos de pessoas que fazem as intervenções a favor da saúde, com especificações aos tipos de remédios que estão usando.
*** Os Florais - Toda a comunidade (cada individuo aprende a fazê-los e a usá-los) tem conhecimento dos florais e para que servem, usando-os para prevenir as instalações das doenças, geralmente na esfera das emoções. É muito comum os banhos de florais, sempre usados para recompor o equilíbrio das emoções.
*** Florais, Folhais e Frutais - Só os "Curadores" fazem suas indicações e aplicações, existindo geralmente em cada núcleo comunitário, sendo procurados livremente pelos membros da comunidade; fazem também eles, bençãos especiais contra vetores de doenças animais, simpatias, cuidados das águas potáveis e de logradouros para banhos. Tem choupanas especiais preparadas para tratar as doenças que afetam a mente e o psiquismo (nesse caso chamada de luagens), usando as fumegações (fumaças de ervas especiais), chás especiais, ou charutos de ervas (adormecedores) com os quais adormecem, e durante tais sonos eles avaliam a gravidade do afetamento espiritual e anímico do doente (essas avaliações geralmente são feitas em desdobramentos da consciência dos curadores e sono dos doentes). Geralmente são bem sucedidos nos tratamentos.
*** Rizais, Lenhais e Cascais - Só os "Tratadores" (geralmente formados em curso de farmácia, mas todos preparados pelo sistema puri). Recebem os doentes encaminhados pelos curadores, naqueles casos que não tiveram curas com o tratamento dos curadores. Atendem também em consulta e aconselhamento, nos desajustes pessoais, nas desavenças familiares e comunitárias, sendo muito respeitados os seus conselhos. Os tratadores se reúnem, geralmente uma vez por ano, em reuniões um tanto misteriosas.

Preparo dos Remédios

O veículo mais utilizado para a extração dos princípios ativos é o álcool contido nas cachaças que são fabricadas por eles mesmos; utilizam também os óleos vegetais, as gorduras animais e as farinhas, bem como, em algumas situações especiais, os chás, fumegações e charutos (fumaça) para os doentes, com ervas especiais que fazem adormecer.

Os folhais e os florais são submersos na cachaça por 12 dias em botijas de bambu (podendo também ser de vidro). A cada dia deverá receber 12 batidas (12 socadas em travesseiro especial sobre a prancha de madeira) para o processo de fortalecimento do remédio (dinamização) em solução alcoólica. * (As botijas são feitas de bambus grossos, os gomos entre nós, tendo dois orificios em um das partes para facilitar a saída do líquido. Todo seu material utilizado recebe um tratamento especial, para ficar "curtido", ou seja apropriado para uso na saúde)

Os rizais, os cascais e os lenhais são macerados entre madeiras antes de serem submersos no liquido extrator.
Os frutais são comestíveis e suas sementes trituradas antes de serem submersas. Algumas sementes, quando oleosas, são trituradas e maceradas em óleos vegetais (em pilão de madeira), observando a regra de 12 dias e de 12 macerações a cada dia.

Os fortalecimentos (dinamizações) ocorrem a partir do Extrato Mãe
(EM), que poderá servir para banhos corporais e chás, em gotas em água, ou para preparar o 1º Fortalecimento (1º F); do EM toma-se uma parte e completa o volume para dez, recebendo 12 batidas a cada dia durante 12 dias e tem o 1º F; do 1º F, toma-se uma parte e completa o volume para dez, segue o ritual de 12 batidas a cada dia durante 12 dias e tem o 2º F; faz a sequência até o 3º F, sempre usando o mesmo ritual de uma parte para dez e com doze batidas por dia, durante 12 dias.

Alguns tratadores e somente os tratadores, utilizam o 12º F ou o 30º F, sempre com alguma demonstração de preocupação, sem que eu o saiba qual a causa da preocupação. Trata-se de um procedimento bastante raro e sempre a critério deles.

Existem outros dados da cultura puri, que aqui não foram relatados, tratando-se de uma outra forma de explicar o mundo com os seus elementos e a própria vida. Souberam muito bem inculturar-se na cultura dos brancos, dar o seu testemunho e apreender elementos dessa cultura para suas aculturações. Houve um amálgama cultural bastante harmonioso, principalmente com os elementos do catolicismo e do africanismo.
Nhãmanruri Schuteh (Córrego tranquilo)- na língua puri
Felismar Manoel


Um comentário: