quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Aprendizagem Integrada em Saúde

Aprendizagem Integrada em Saúde
Graduação, Extensão e Pesquisa
AIS-GEP
Prof. Felismar Manoel
Capivari, DC - 1994


Este trabalho foi apresentado em "Evento de Saúde Coletiva na Unigranrio, em 2004", em programação para o Pró Saúde e discutido em encontros de saúde coletiva da Região do Grande Rio no Estado do Rio de Janeiro.



1 - Trata-se de uma aprendizagem na área da saúde, integrando as atividades de graduação, extensão e pesquisa e também os profissionais e alunos das diferentes profissões de saúde.

2 - Foi proposto para ser uma disciplina para todos os cursos - Saúde nas Comunidades - desdobrada em todos os períodos dos cursos e com concentração em cada fazer em saúde (médico, enfermagem, fisioterapia, psicologia, farmácia, biologia, serviço social). A prática no Capivari acabou por integrar também geografia, pedagogia e direito, pois nas comunidades encontramos problemas de falta de conhecimento topográfico do território, falta de educação popular, pessoas sem registro civil, uniões conjugais sem o casamento civil, e integramos também voluntários locais para ensinar aos alunos a dinâmica dos "mutirões", importante na resolução de problemas comunitários.

3 - Nas três ou quatro primeiras aulas do 1º período empoderar o aluno em sala de aula sobre os seguintes temas:
* Organismos internacionais relacionados com a saúde: OMS e OPAS;
* Referenciais teóricos principais: Cartas Internacionais de Saúde, Campo da Saúde Lalondiano;
* Referenciais legais: Constituição Federal, Constituições Estaduais e Leis Orgânicas da Saúde dos Municípios (parte da divisão da Saúde) e Lei 8080 - SUS;
* Políticas e Programas Nacionais de Saúde do Brasil.

A seguir os alunos vão conhecer a realidade da comunidade - no 1º período o foco é conhecer os aspectos territoriais e comunitários:

a) - Topografia e relevo (importante no caso das enchentes);
b) - clima geral e micro-climas doentios;
c) - tipo de solos e vegetação;
d) - escoamento de águas pluviais e dejetos;
e) - tipos de ocupação dos terrenos (moradias, indústrias, comércios, escolas, templos, clubes, etc);

Treinar o aluno para o uso do "Diário de Campo", onde coletará as informações com detalhes e observações do seu jeito, com esforço de acurácia.
Ao retornar a sala de aula os alunos terão oficinas de construção do "Relatório Sistematizado de Vistoria", a partir das observações dos diários de campo. Este relatório será um dos instrumentos avaliativos dos alunos.

No 2º período, os alunos terão em suas primeiras aprendizagens teóricas em sala de aula:
a) - as fases principais do processo de educação em saúde (sensibilização, informação, motivação, experimentação e adoção do novo);
b) - aprender a confeccionar as "Matrizes de Problemas" e as "Planilhas com Estratégias de Soluções" , a partir do Relatório Sistematizado - sendo conveniente elencar três possibilidades:
I - soluções que se resolvem com a própria população;
II - soluções que necessitam de parcerias sociais;
III - soluções que precisam do poder público).

A partir daí retornarão ao encontro com a realidade que se quer transformar (comunidades):
a) - onde vão conhecer melhor os indivíduos, as famílias e a própria comunidade como hethos cultural (cultura da convivência);
b) - conhecer suas visões de mundo, seus valores, seus costumes, sua moralidade e comportamento e estilos de vida (se possível participar de algumas comemorações e festejos coletivos locais);
c) - conhecer os seus problemas auto-percebidos, os seus desejos prospectivos, etc.

Os alunos irão confrontar estes fatores comunitários com os dados do Relatório de Vistoria, fazendo reajustes, ou adendos, e concluindo um "Diagnóstico Situacional),

Na sequência discutir com as lideranças comunitárias locais (ou em assembleia), as estratégias de soluções e fazer uma "Análise Conjuntural", buscando o que se pode fazer em face dos prós e contras.
Aplicar questionários junto à população, para registrar como percebem a realidade local.

No 3º período, nas aulas iniciais, em sala:

a) - empoderar o aluno na construção de um "Projeto de Intervenção em Saúde" (fornecer uma sinopse de sua elaboração);
b) - dar consciência dos níveis de atenção e níveis de intervenções de cada profissional. Assim:
I - na atenção primária - intervenção profissional: promoção da saúde, proteção da saúde e prevenção específica de disfunções e doenças;
II - na atenção secundária - intervenção profissional: diagnóstico precoce, tratamento precoce e prevenção de agravos e sequelas;
III - na atenção terciária - intervenção profissional: recuperação funcional (posto que reabilitação é um processo multiprofissional) e assistência custodial;
c) - focar os principais temas aceitos internacionalmente como produtores de saúde e calibiótica:
I - Educação formal acessível;
II - saneamento básico existente e mantido (refere-se a abastecimento de água, drenagem de águas e esgotos, com bitolagens progressivas das tubulações, calçamento, asfaltamento, etc);
III - habitação adequada à dignidade da pessoa humana;
IV - renda suficiente para a sustentabilidade da vida;
V - trabalho dignificante;
VI - alimentação adequada;
VII - meio ambiente equilibrado (é bom que haja conscientização dos fatores antrópicos comprometedores do equilíbrio ambiental, que podem ser evitados);
VIII - bens e serviços essenciais acessíveis;
IX - espaços de convivência sociocultural disponíveis;
X - espaços para atividade física e lazer disponíveis;
XI - segurança civil;
XII - transporte para o ir e vir;
XIII - livre expressão filosófico-religiosa e ideológica, entre outros.

Cada área profissional cuidará do seu foco profissional (dentro de um fazer integrado, cada profissão tem o seu eixo de intervenção: focar nas doenças, cuidar da saúde bucal, cuidar da saúde cinética funcional, cuidar da saúde mental e assim por diante). Assim, este fazer desenvolverá a intervenção sob múltiplos olhares, sendo bastante difícil a trans-profissionalidade, mas viável até a inter-profissionalidade, quando é apresentada como "imperativo". Em nosso projeto conseguimos iniciar a experiência da "inter-consulta", mas o projeto foi interrompido, (por motivos de força maior).

A seguir voltar à comunidade para envolver-se nas tarefas de transformar a realidade que compete ao seu foco profissional, de modo integrado e colaborativo com os outros profissionais

No 4º e 5º períodos se dará continuidade ao desenvolvimento do projeto de intervenção na saúde da comunidade, com frequentes encontros de empoderamento dos membros da comunidade, e oficinas para os alunos discutirem as demandas encontradas e receberem supervisão dos profissionais mais experientes.

Serão aplicados questionários junto à população, como instrumento de controle do impacto do trabalho na comunidade, permitindo confrontar com os registros dos primeiros questionários.

Os resultados obtidos a partir dos dados dos questionários e as observações técnicas, permitem fazer apresentações acadêmicas e publicar trabalhos científicos (podendo ser um dos instrumentos avaliativos dos alunos), inclusive desenvolver projetos de pesquisas sobre o contexto local, pari passu com o andamento da assistência à comunidade.

No 6º, 7º e 8º períodos os alunos se envolvem nos estágios obrigatórios, conforme os dispositivos legais, podendo em certos casos dar continuidade às ações de saúde na comunidade, o que se consegue usando o Instrumento da OMS/OPAS: Reabilitação Baseada na Comunidade-RBC (este permite inclusive buscar parcerias de empresas dentro dos interesses de Responsabilidade Social)


Prof. Felismar Manoel
Capivari - setembro de 2013


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